quarta-feira, 29 de abril de 2009

COLORGRAPHIA LXIII - SOUZA-CARDOSO


"Pintura", obra de 1914 de Amadeu de Souza-Cardoso, uma das vítimas da terrível "Gripe Espanhola"...

sábado, 25 de abril de 2009

"VIVEMOS UM MOMENTO HISTÓRICO COMO SE NÃO VIVE DESDE 1640"


No Dia da Liberdade republica-se o vídeo sobre o cerco ao Quartel do Carmo em 25 de Abril de 1974, um dos momentos mais importantes da História de Portugal. Uma revolução de que nos podemos orgulhar, fomos um exemplo para outros povos, poucos tempo depois espanhóis e gregos libertaram-se também de regimes opressores; Chico Buarque cantou "gostava de estar na festa, pá".

Nunca é demais recordar A Revolução, constatar que a Liberdade não se compra nem se vende. Que os leitores mais jovens vejam o vídeo com atenção, que reparem bem na genuína alegria da multidão. Porquê este júbilo? Certamente que não estavam à espera da inauguração de uma loja Ikea, nem do concerto de alguma banda para adolescentes, estavam sim a testemunhar o fim do pesadelo que durou 48 anos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

E ASPIRO UNICAMENTE À LIBERDADE

Evolução

Fui rocha em tempo, e fui no mundo antigo
tronco ou ramo na incógnita floresta...
Onda, espumei, quebrando-me na aresta
Do granito, antiquíssimo inimigo...

Rugi, fera talvez, buscando abrigo
Na caverna que ensombra urze e giesta;
O, monstro primitivo, ergui a testa
No limoso paúl, glauco pascigo...

Hoje sou homem, e na sombra enorme
Vejo, a meus pés, a escada multiforme,
Que desce, em espirais, da imensidade...

Interrogo o infinito e às vezes choro...
Mas estendendo as mãos no vácuo, adoro
E aspiro unicamente à liberdade.

1882, Antero de Quental in "Sonetos".
Manuscrito original.

domingo, 19 de abril de 2009

YOUTUBE CINEMANIA I - "THE LUMINARY"

Hoje no AdC uma curta-metragem de cinema de animação publicada pelo UndergroundFilm. Trata-se da estranha, mas bela, obra de Nicholas Kallincos realizada em 2005 e intitulada The Luminary. A história de uma atracção fatal...
Têm os blogoespectadores várias opções de visualização: clicar no vídeo postado, visitar a respectiva página, assistir à Versão Panorâmica ou em janela maximizada.

ACTUALIZAÇÃO: A conta do UndergroundFilms foi discricionariamente apagada pelo YouTube. Sem dúvida o Google tudo faz para agradar aos grandes tubarões do entretenimento. Removido desta postagem o vídeo do Youtube e colocado o do Vimeo (carregado pelo autor).

quinta-feira, 16 de abril de 2009

ELES CONTROLAM TUDO E NÃO DEIXAM NADA

Parece que os humanos (?) já cá vieram, desapareceram todos os avisos do painel de controlo do Blogger. De qualquer modo estas situações reforçam a minha convicção de que nos dias que correm o Google é a Microsoft da Internet. Apenas mais uma multinacional que quer controlar tudo e todos.

Quando houver uma mudança de serviços, voluntária ou forçada, podem os leitores usar o endereço fixo (ver o cabeçalho deste blogue) para não se perderem.

terça-feira, 14 de abril de 2009

SENHORES DO GOOGLE, O QUE VEM A SER ISTO?


Mas porque carga d'água é o AdC considerado um blogue de spam?! Será por eu ter criticado o senhorio recentemente? Será que alguma besta assinalou na barra superior? Seja como for pondero seriamente mudar de endereço ou até acabar com o "Abaixo de Cão".
Já estou a ficar farto do Google e vou começar a cancelar contas pessoais, exceptuando o motor de busca existem outros serviços tão bons ou melhores.

Obviamente que depois deste blogue ser analizado por humanos (??) nunca saberei o motivo desta estupidez.

YOUTUBE MUSICAL XV --- NOT EVERYBODY CAN "HANDEL" IT


Uma pequena sugestão no dia em que se completam 250 anos sobre a morte de Handel. O final da oratória Messiah: "Worthy is the lamb that was slain"; interpretado pelo coro Cantillation e a Orchestra of the Antipodes (é o nome correcto) sob a direcção de Antony Walker.

Não tencionava postar nada hoje, só o texto de qualidade abaixo de cão, publicado hoje no Público, me fez mudar de ideias. Péssimo português, lugares-comuns e falta de clareza de ideias: eis o capítulo perdido dum livro intitulado "Como Acabar de vez com a Cultura", pena é que Woody Allen se tenha lembrado do título há já algumas décadas.

PS: Aos responsáveis do Público, com este nível até eu tenho direito a um emprego no jornal que já foi de referência. Outra coisa, faz todo o sentido que o navegador usado para ouver Handel se chame Opera :p

Actualização: como o vídeo original foi eliminado do YouTube substituí-o pelo "tradicional" Hallelujah.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

YOUTUBE MUSICAL XIV - CHICO


Deixo-vos hoje um vídeo raro do Chico Buarque cantando a "Morena de Angola". Uma interpretação tranquila e depurada, mas com um sorriso nos lábios.
Gravação de qualidade bastante aceitável apesar de ser "bootleg".

PS: na imagem podem ver o navegador Opera, obviamente; desta vez a versão USB portátil.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

SEGURANÇA INFORMÁTICA PARA AS MASSAS

Está em preparação a edição revista e aumentada do Free, as in "Free Beer". Brevemente (?) serão apresentados novos programas gratuitos, sistemas operativos e sobretudo serviços em linha.
Até lá sugiro ao caro leitor a realização de um teste; visite o Shields Up, clique em "proceed" e seleccione "All Services Ports" sob ShieldsUP!! Services. Verifique se tem como resultado dois carimbos verdes com "passed" iguais aos daqui.
Se não utiliza firewall ou se tem a do Windows activado certamente verá "failed". Se usa programas como o ZoneAlarm só passará depois de devidamente configuradas todas os parâmetros de segurança.
Aos utilizadores do Linux devo dizer que habitualmente a firewall, cujo uso nesse sistema operativo (seja qual for a distribuição) é fundamental, vem desactivada ou mal configurada.

Algo a reflectir nestes dias de worms, ataques concertados e redes criminosas.

PS: deveria usar corta-fogos em vez de firewall, mas a tradução tem gerado muita polémica. O navegador da imagem não é o Internet Explorer (cruzes canhoto!), mas sim o Opera 10.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

I DID IT AGAIN

Depois do jantar inseri o DVD do Vertigo no computador para configurar o KMPlayer; mais uma vez não consegui parar e tive de ver tudo até ao fim.
Não é por acaso: Hitchcock, James Stewart, Kim Novak e a música Bernard Herrmann construíram juntos a melhor obra cinematográfica de sempre.

PS: penso que mereço os parabéns dos leitores, não usei "o filme da minha vida", expressão obrigatória na blogosfera.
Clique em "Mensagens antigas" para ler mais artigos fantásticos do Arquivo.

Temas

(so)risos (4) 100nada (1) 25 de Abril (5) 4º aniversário (1) 90's (2) actualidade (1) Ambiente (2) Aniversários (13) Ano Novo (4) Arquitectura (1) Arte (2) Astronomia (6) avacalhando (1) Blogosfera (78) boicote AdC (1) borlas (2) burla (1) cantarolando (1) cidadania (4) Ciência (6) Cinema (7) Cinema de Animação (2) classe (1) coisas (1) coisas da vida (5) Como disse? (1) Computadores e Internet (28) Contra a censura (1) contrariado mas voltei (1) corrosões (1) cultura (1) curiosidades (1) dass (1) de férias; mas mesmo assim não se livram de mim (2) Década Nova (1) Democracia (5) depois fica tudo escandalizado com as notas dos exames de português (1) Desporto (3) Dia do Trabalhador (1) Direito ao trabalho (1) ditadores de Esquerda ou de Direita não deixam de ser ditadores (1) é que eu amanhã tenho de ir trabalhar (1) eco (1) Economia (5) efemérides (2) eles andam aí (1) Elis (2) Em bom português se entendem 8 nações (2) em homenagem ao 25 de Abril (1) Em Pequim o Espírito Olímpico morreu (1) escárnio e maldizer (1) Escultura (3) espanta tédio (1) estado do mundo (1) Fado (1) Fernando Pessoa (1) festividades (3) Festividades de Dezembro (2) Filosofia (3) Fotografia (24) fotojornalismo (1) fuck 24 (1) fundamentalismos (1) futebol (1) Futuro hoje (1) ganância (3) gastronomia (1) Geografia (1) Grande Música (38) grátis (1) História (4) inCitações (13) injustiça (1) Internet (4) internet móvel (1) Internet: sítios de excelência (1) intervenção pública (3) inutilidades (7) Jazz (2) jornalismo (1) ladrões (1) Liberdade (7) liberdade de expressão (2) língua portuguesa (4) Lisboa (2) listas (1) Literatura (9) Livro do Desassossego (1) Má-língua (1) mentiras da treta (1) miséria (1) MPB (5) Mundo Cão (5) música afro-urbana (1) Músicas (13) não te cales (2) Navegador Opera (2) ninguém me passa cartão... (1) Noite (1) o lado negro (1) o nosso futuro (1) oportunismo (1) os fins nunca justificam os meios (1) paranoia (1) parvoíces (1) pessoal (8) Pintura (129) podem citar-me (3) Poesia (30) política (10) política internacional (2) porque são mesmo o melhor do mundo (2) Portugal (3) Portugal de Abril (4) preciosa privacidade (6) preguiça (1) Programas de navegação (1) quase nove séculos de crise (3) quotidiano (2) resistir (2) resmunguices (7) respeite sempre os direitos de autor (1) Seleção AdC - Internet (1) Selecção AdC - Internet (2) serviço público AdC (1) Sexo (1) so(r)risos (5) Solidariedade (3) Taxa Socas dos Bosques (1) Teatro (1) Tecnologia (1) televisão (1) temos de nos revoltar (1) Terceiro Mundo (20) The Fab Four (1) trauteando (1) Um aperto no coração (1) umbigo (8) UNICEF (1) vai tudo abaixo (2) vaidades (7) vampiros (1) Verdadeiramente Grandes Portugueses (4) vidas (1) vou ali e já venho (1) YouTube (3)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...