terça-feira, 31 de agosto de 2004

TINTAS II


Josefa de Óbidos [1630 - 1684].
"Cesta com Cerejas, Queijos e Barros" c. 1670-1680, óleo sobre tela
50 x 110 cm.

PS: Clique na imagem para ver a ampliação.

segunda-feira, 30 de agosto de 2004

HIPOCRISIA

Ninguém duvida que o tema do aborto divide e dividirá a sociedade portuguesa, que os argumentos pró e contra despenalização são intermináveis.
Porém não nos esqueçamos das bonitas palavras proferidas após o último referendo. Prometeu o Beato Guterres uma aposta no planeamento familiar, na educação sexual dos jovens, no apoio às mães desfavorecidas. A actual Beata Maioria continuou a política guterrista, ou seja: não fez nada.
Quando se convence esta hipócrita gente que é necessário falar aos jovens sobre sexualidade sem medos nem tabus?
Quando é que uma consulta de Planeamento Familiar estará acessível a qualquer pessoa, independentemente da idade, sem impedimentos, sem burocracias e sem juízos de valor?
Quando é que neste país se combaterá verdadeiramente a SIDA, promovendo campanhas a sério e facilitando realmente o acesso ao preservativo?
Quando é o Rendimento Social de Reinserção será concedido a todos os que dele necessitam?
Quando é que acabam com todas as barreiras, por muito subtis que sejam, a quem precisa de recorrer à ''Pílula do Dia Seguinte''?
Quando é que alguém com rendimentos pouco elevados receberá ajuda financeira se quiser adoptar?
Todas estas perguntas só têm uma resposta: a hipocrisia de alguns conduz milhares de mulheres todos os anos ao aborto clandestino.
Nada mal para quem se diz pela vida.
SERÁ HOJE...


...que o Mundo irá ouvir o Medúlla? Posso-vos garantir, pelos excertos que já ouvi e pelo que li na Internet, que este é um projecto de música pop decididamente não comercial.

quinta-feira, 26 de agosto de 2004

TINTAS


Carel Fabritius, ''O Pintassilgo'' 1654.

Porque me apeteceu...

domingo, 22 de agosto de 2004

NÃO COMPREM


Edvard Munch [12 Dez. 1863; 23 Jan. 1944] ''O Grito'', versão de 1894.


Edvard Munch [12 Dez. 1863; 23 Jan. 1944] ''Madonna'', versão de 1894.


Se alguém vos tentar vender os quadros acima reproduzidos não comprem, foram roubados hoje do Museu Munch em Oslo.
Ao contrário do que noticia o Público, ''O Grito'' roubado há dez anos da Galeria Nacional Norueguesa é a versão mais conhecida de 1893; os ladrões hoje levaram a de 1894 juntamente com o quadro ''Madona'' pintado no mesmo ano.
Parecem ser uns larápios românticos, escolheram o mesmo dia que o do roubo da ''Mona Lisa'' em 1911.

sexta-feira, 20 de agosto de 2004

WWW - SELECÇÃO DA SEMANA II


Ocean Explorer, um excelente sítio sobre os oceanos, a última fronteira da Terra. Pertencendo ao Governo americano ficamos a saber que existem alguns (muito poucos) aspectos positivos na administração Bush.


MSN Web messenger. Para quem usa regularmente, como eu, o MSN Messenger este sítio permite utilizar o serviço online sem necessidade de ter o programa instalado. Em fase experimental (beta) até ao fim deste ano.


BugMeNot. Certamente ao navegar na Internet já deparou com sites que obrigam ao registo gratuito para aceder ao respectivo conteúdo. Em muitos casos terá de preencher um extenso formulário onde é obrigatório inscrever o endereço de e-mail, claro que depois não é de estranhar ter a caixa de entrada cheia de ''enlarge your penis'' e outras preciosidades do spam. Para evitar todas essas chatices coloque o endereço pretendido no Bugmenot e eventualmente encontrará um nome de utilizador e uma senha.


História do Dia. Uma história diferente todos os dias para o pessoal de palmo e meio.

quinta-feira, 19 de agosto de 2004

COLORGRAPHIA II

Francis Bacon, Study after Velazquez's Portrait of Pope Innocent X - 1953.

A Igreja e o milenar medo da mudança.

quarta-feira, 18 de agosto de 2004

EU SABIA QUE ELA IA VOLTAR :-)

Por isso não tirei o link da lista dos bons blogues nem das afinidades.
O meu sétimo sentido nunca falha.

sexta-feira, 13 de agosto de 2004

PHOTOGRAPHIA V


© Jerry N. Uelsmann. Sem título, 1976.

quinta-feira, 12 de agosto de 2004

AOS CAÇADORES

Há pouco, quando chegava a casa, ao meter a chave à porta vi um vulto que julguei ser um gato vadio; não era, tratava-se sim de um coelho bravo a fugir a toda a velocidade. Coisas do campo... mas não me importava mesmo nada de trocar com o Nuno esta natureza toda por uma casinha no Beco dos Surradores, entre a Praça da Figueira e o Castelo.
PHOTOGRAPHIA IV


© Max Waldman ''Dionysus in 69''
The Performance Group, Director: Peter Schechner
From the Bacchae of Euripides. New York, 1969.

terça-feira, 10 de agosto de 2004

MAR

''MAR''

Na melancolia de teus olhos
Eu sinto a noite se inclinar
E ouço as cantigas antigas
Do mar.

Nos frios espaços de teus braços
Eu me perco em carícias de água
E durmo escutando em vão
O silêncio.

E anseio em teu misterioso seio
Na atonia das ondas redondas
Náufrago entregue ao fluxo forte
Da morte.

Vinicius de Moraes


-----------

''O MUNDO É GRANDE''

O mundo é grande e cabe
nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
no breve espaço de beijar.

Carlos Drummond de Andrade in ''Amar se Aprende Amando''.

segunda-feira, 9 de agosto de 2004

CONSUMAMOS, IRMÃOS

Noticia a RTP que em várias cidades do Algarve se registaram enormes engarrafamentos a caminho dos centros comerciais; como não há sol para ir à praia todos fogem para as catedrais do consumo.
Não quero ser pedante, mas será que os turistas portugueses desconhecem que a região é rica em monumentos, em exposições, em artesanato e em actividades de contacto com a natureza?

LUGARES COMUNS

Um autocolante ao peito com o nome do respectivo blogue e, em certos dias da semana, a FNAC pareceria a Convenção Nacional de Bloggers.

domingo, 8 de agosto de 2004

PHOTOGRAPHIA III



Josef Koudelka. Checoslováquia, 1968.

© Josef Koudelka.

PHOTOGRAPHIA II



Carleton E. Watkins. Yosemite Valley, from "Best General View" c. 1865.
ALTERAÇÃO DO TEMPLATE

Depois desta trabalheira toda fica este template e já não mexo em mais nada, por agora.

quarta-feira, 4 de agosto de 2004

DUAS FOTOGRAFIAS NO DIA DA PARTIDA DE HENRI
CARTIER-BRESSON



Ille de la Cité de Paris, 1952.


Alberto Giacometti, 1961.

PS: Clique nas fotos para ver as ampliações.

Clique em "Mensagens antigas" para ler mais artigos fantásticos do Arquivo.

Temas

(so)risos (4) 100nada (1) 25 de Abril (5) 4º aniversário (1) 90's (2) actualidade (1) Ambiente (2) Aniversários (13) Ano Novo (4) Arquitectura (1) Arte (2) Astronomia (6) avacalhando (1) Blogosfera (78) boicote AdC (1) borlas (2) burla (1) cantarolando (1) cidadania (4) Ciência (6) Cinema (7) Cinema de Animação (2) classe (1) coisas (1) coisas da vida (5) Como disse? (1) Computadores e Internet (28) Contra a censura (1) contrariado mas voltei (1) corrosões (1) cultura (1) curiosidades (1) dass (1) de férias; mas mesmo assim não se livram de mim (2) Década Nova (1) Democracia (5) depois fica tudo escandalizado com as notas dos exames de português (1) Desporto (3) Dia do Trabalhador (1) Direito ao trabalho (1) ditadores de Esquerda ou de Direita não deixam de ser ditadores (1) é que eu amanhã tenho de ir trabalhar (1) eco (1) Economia (5) efemérides (2) eles andam aí (1) Elis (2) Em bom português se entendem 8 nações (2) em homenagem ao 25 de Abril (1) Em Pequim o Espírito Olímpico morreu (1) escárnio e maldizer (1) Escultura (3) espanta tédio (1) estado do mundo (1) Fado (1) Fernando Pessoa (1) festividades (3) Festividades de Dezembro (2) Filosofia (3) Fotografia (24) fotojornalismo (1) fuck 24 (1) fundamentalismos (1) futebol (1) Futuro hoje (1) ganância (3) gastronomia (1) Geografia (1) Grande Música (38) grátis (1) História (4) inCitações (13) injustiça (1) Internet (4) internet móvel (1) Internet: sítios de excelência (1) intervenção pública (3) inutilidades (7) Jazz (2) jornalismo (1) ladrões (1) Liberdade (7) liberdade de expressão (2) língua portuguesa (4) Lisboa (2) listas (1) Literatura (9) Livro do Desassossego (1) Má-língua (1) mentiras da treta (1) miséria (1) MPB (5) Mundo Cão (5) música afro-urbana (1) Músicas (13) não te cales (2) Navegador Opera (2) ninguém me passa cartão... (1) Noite (1) o lado negro (1) o nosso futuro (1) oportunismo (1) os fins nunca justificam os meios (1) paranoia (1) parvoíces (1) pessoal (8) Pintura (129) podem citar-me (3) Poesia (30) política (10) política internacional (2) porque são mesmo o melhor do mundo (2) Portugal (3) Portugal de Abril (4) preciosa privacidade (6) preguiça (1) Programas de navegação (1) quase nove séculos de crise (3) quotidiano (2) resistir (2) resmunguices (7) respeite sempre os direitos de autor (1) Seleção AdC - Internet (1) Selecção AdC - Internet (2) serviço público AdC (1) Sexo (1) so(r)risos (5) Solidariedade (3) Taxa Socas dos Bosques (1) Teatro (1) Tecnologia (1) televisão (1) temos de nos revoltar (1) Terceiro Mundo (20) The Fab Four (1) trauteando (1) Um aperto no coração (1) umbigo (8) UNICEF (1) vai tudo abaixo (2) vaidades (7) vampiros (1) Verdadeiramente Grandes Portugueses (4) vidas (1) vou ali e já venho (1) YouTube (3)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...