quarta-feira, 28 de setembro de 2005

COLORGRAPHIA XXXI


Michelangelo Merisi da Caravaggio (28/9/1573*18/6/1610), "Cesto Com Fruta" c. 1597, óleo sobre tela (31x47 cm). Pinacoteca Ambrosiana, Milão.

Nesta natureza-morta Caravaggio soube transmitir, com perfeição, as pequenas "imperfeições" do mundo natural.

Clique na imagem para ver a ampliação.

sexta-feira, 23 de setembro de 2005

NOTÍCIAS AdC - ÚLTIMA HORA - RIGOROSÍSSIMO EXCLUSIVO
"FÁTIMA NA CORRIDA A BELÉM"


Fontes muito próximas da virtuosa autarca Fátima revelaram ao AdC que foi hoje constituído o Movimento Nacional de Apoio "Sempre Presidente". Tal associação tem como objectivo conduzir a impoluta autarca à Presidência da Republica em 2006.
Depois de muita insistência do nosso repórter foi-nos revelado que a íntegra autarca aceitou o desafio, mas só declarará publicamente a sua intenção depois de ser eleita para a sua câmara. Relativamente ao processo judicial em curso a imaculada autarca disse "faltar ainda muuuuito tempo" para que a juiza emita uma sentença pelo que continua na posse de todos os direitos de cidadania. A inocente autarca fará a sua primeira visita oficial a Angola pois José Eduardo dos Santos é o seu "mentor ideológico", as primeiras medidas serão fazer pressão junto dos amigos no Partido para que a Presidência passe a ser vitalícia ("...se o meu ex-camarada Soares ganhasse era o que acontecia na prática...") e para que o Ministério das Finanças passe a ser controlado por Belém.
Na primeira segunda-feira depois das Autárquicas o MNASP iniciará uma campanha de porta a porta para recolha de assinaturas e donativos (mínimo 50 euros). O slogan da campanha será a ambígua frase "os portugueses conhecem-me".
O AdC teve acesso a um dos cartazes que também servirá de autocolante.


Nota: imagem de uso livre desde que não seja apagada a sua proveniência. Clique para ver a ampliação.

segunda-feira, 19 de setembro de 2005

SUGESTÃO AdC - MÚSICA VIVA



Festival Música Viva Entr'Artes 2005, de 16 a 24 de Setembro em Sintra, Oeiras e Lisboa.

sábado, 17 de setembro de 2005

PROBLEMA COM AS IMAGENS

Parece que as imagens do Blogger estão com problemas, algumas só dão: "Forbidden You don't have permission to access /img/258/945/1024/cao_giacometti_med.jpg on this server. Additionally, a 403 Forbidden error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request". Espero que seja um problema passageiro.

sexta-feira, 16 de setembro de 2005

SCULPTOGRAPHIA


Alberto Giacometti (1901-66), "Chien" (1951) escultura em bronze; Hirshhorn Museum and Sculpture Garden.

Porque a escultura apresentada no cabeçalho deste blogue tem uma história.

quinta-feira, 15 de setembro de 2005

DOIS ANOS, PARABÉNS ÀS TRUTAS ESPANTOSAS

O blogue da Trutas faz hoje dois anos. Muuuuuitos parabéns a um dos melhores blogues da net, cheio de gente bonita e talentosa.

quarta-feira, 14 de setembro de 2005

DISCOGRAPHIA IV - SELECÇÃO AdC



Neste pequeno país, ao contrário dos escritores, actores, encenadores, arquitectos, bailarinos, coreógrafos, realizadores, fotógrafos, existem pouquíssimos músicos de nível mundial; por esse motivo não posso deixar de referir uma das excepções de excelência, o Coro Gregoriano de Lisboa.
A formação dirigida Maria Helena Pires de Matos lançou recentemente um CD intitulado "Liturgias de Santos Europeus do Primeiro Milénio" que não me canso de ouvir. Trata-se da reconstituição musical de várias liturgias medievais através do cantochão.
Uma interpretação calorosa, vibrante, potente, uma técnica vocal exemplar.
Em suma, uma gravação para viagens interiores e para nos transportar a eras longínquas.

terça-feira, 13 de setembro de 2005

O "ABAIXO DE CÃO" FEITO PELOS SEUS LEITORES - 2005

O cão e a palavra
Há palavras, tantas, que fazem começar histórias e sítios. Como a palavra cão. Há palavras novas e luminosas que aparecem de entre as fibras do silêncio, do pêlo envelhecido de um solitário cão. Porque de toda a pulsação de energia, de todas as pétalas e oceanos, de todo o animal, surgem manchas de matéria que apenas o homem sabe transformar em palavras, arrancando-as à velocidade das sombras. Os dentes do cão têm alvuras de gesso, e o olho inteligente observa as moléculas de pó incessantes que dão origem às palavras. Às vezes, em praias vastas e desertas, vejo toda a pujança e liberdade de um cão em corrida. Ali, naquela indefinível brincadeira, estão todas as palavras que não podemos nomear.

Obrigado Katraponga. Você também pode participar, veja aqui como.
PRINCIPAL CAUSA DO (MEU) DESEQUILÍBRIO ORÇAMENTAL

FNAC.

domingo, 11 de setembro de 2005

HISTÓRIA ALTERNATIVA

Os ataques terroristas do "11 de Setembro" teriam tido tanto impacto se fossem em Nova Orleães? Teria a Administração Bush agido de forma tão negligente (para usar uma palavra suave) se o furacão Katrina tivesse fustigado Nova York?

sábado, 10 de setembro de 2005

sexta-feira, 9 de setembro de 2005

ENTRADA NO ANO III

Obrigado a todos pelas simpáticas palavras. Vou tentar chegar ao 3º aniversário continuando a ser ''discreto e rezingão, justo e provocador'' .
Agradeço a todos os que aqui vêm regularmente (de Portugal e do Brasil) e aos que o Google canaliza dos cinco continentes. É surpreendente como alguém que não é uma figura pública, não tem uma profissão mediática, nem tem nenhum talento especial, continua a ser escutado.
Mesmo depois da data de aniversário poderão remeter as vossas redacções para publicação; dá sempre jeito ter posts à borla ;-) .
2 ANOS

Completam-se hoje dois anos de "Abaixo de Cão", aceitam-se prendas em géneros ou numerário; discursos para logo, ao fim do dia :-)

quarta-feira, 7 de setembro de 2005

ANIVERSÁRIO

Na próxima sexta-feira, dia 9, o "Abaixo de Cão" completa dois anos de existência. Para comemorar iremos repetir a iniciativa "O Abaixo de Cão Feito Pelos Seus Leitores" (fui eu que inventei este original nome), enviem textos sobre a política regional da Patagónia, sobre a vossa vizinha do quinto esquerdo, sobre as crateras de Marte, falando mal deste blogue e até bem, se algum leitor lhe achar alguma utilidade.
A partir de sexta serão publicados os textos que não violem os estatutos cá do sítio. Ah! Já me esquecia! Não serão aceites poemas de autores não consagrados, excepto se forem humorísticos ou sarcásticos. O novo e-mail é o que consta ali no lado direito.

terça-feira, 6 de setembro de 2005

PHOTOGRAPHIA XXII (OU JAZZOGRAPHIA)


Art Kane (1925-1995), "A Great Day in Harlem", 1958.
© 2000 Art Kane Archives.


1Hilton Jefferson 2Benny Golson 3Art Farmer 4Wilbur Ware 5Art Blakey 6Chubby Jackson 7Johnny Griffin 8Dickie Wells 9Buck Clayton 10Taft Jordan 11Zutty Singleton 12Red Allen 13Tyree Glenn 14Miff Molo 15Sonny Greer 16Jay C. Higginbotham 17Jimmy Jones 18Charles Mingus 19Jo Jones 20Gene Krupa 21Max Kaminsky 22George Wettling 23 Bud Freeman 24Pee Wee Russell 25Ernie Wilkins 26Buster Bailey 27Osie Johnson 28Gigi Gryce 29Hank Jones 30Eddie Locke 31Horace Silver 32Luckey Roberts 33Maxine Sullivan 34Jimmy Rushing 35Joe Thomas 36Scoville Browne 37Stuff Smith 38Bill Crump 39Coleman Hawkins 40Rudy Powell 41Oscar Pettiford 42Sahib Shihab 43Marian McPartland 44Sonny Rollins 45Lawrence Brown 46Mary Lou Williams 47Emmett Berry 48Thelonius Monk 49Vic Dickenson 50Milt Hinton 51Lester Young 52Rex Stewart 53J.C. Heard 54Gerry Mulligan 55Roy Eldgridge 56Dizzy Gillespie.

Clique na imagem para ver a ampliação.

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

CIBERDÚVIDAS

"Eu tenho a maior das simpatias pelo projecto do Ciberdúvidas, seu mérito, seu interesse, seu valor. Mas escapa-me de todo por que razão é que tem que ser subsidiado pelo estado. (...)"
Bastam estas duas frases para concluir que a tal simpatia do Sr. José Pacheco Pereira é apenas indiferença, no fundo deve pensar que é mais um sítio sem grande utilidade; para quem assim pensa deixo apenas o comentário feito com a assinatura 736 da petição:
Andrea Speciale - "Sono italiano. Anche io ho bisogno di aiuto! «Ciberdúvidas» non può essere ucciso! Io ho bisogno di credere che qualcosa di eccezionale possa accadere... Cosa fa il governo portoghese?
I politici sono i prodotti rifiniti di un sistema per cui l'egocentrismo imparato sin dalla nascita e il badare ai propri affari diventano un modo di vita."
TINHA QUE SER!

Depois de inúmeros assassinatos culturais, como a extinção do Ballet Gulbenkian, preparam-se os ignorantes banqueiros, e afins filhos da puta que mandam nesta merda de país, para deixar morrer o Ciberdúvidas. Este sítio fundado por João Carreira Bom já fez mais pela língua portuguesa que 50 Simonetas mais o seu Instituto Camões e do que 100 ministérios da cultura. Estes recos incultos não percebem que uma língua forte é uma vantagem competitiva no mundo globalizado?
Se a PT aloja (na grandessíssima merda de portal chamado Sapo) o Ciberdúvidas, porque não pode apoiar este projecto? Será que os chorudos lucros da Telecom não permitem um maior apoio a algo essencial à nossa sociedade? Será que só servimos para ser depenados, para engordar os antigos e actuais (tu)barões como o senhor Murteira Nabo ou Horta e Costa?
O Estado português, como sempre, ignora tudo o que é fundamental para a nossa identidade colectiva.


ASSINEM A PETIÇÃO, PROTESTEM, GRITEM, ENVIEM E-MAILS, CARTAS, FAXS AOS PODEROSOS DESTE PAÍS.
O CIBERDÚVIDAS NÃO PODE ACABAR!

Aqui fica o texto da petição (que poderia estar com melhor legibilidade):

Ao governo português
petição pelo CIBERDÚVIDAS


Poucas serão as pessoas ligadas à defesa da língua portuguesa que não conhecem e apreciam o ciberdúvidas.
O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa está em risco de encerrar por falta de apoios. Um projecto desta natureza e amplitude (com a notoriedade que atingiu em Portugal, no Brasil e demais países lusófonos), é um verdadeiro serviço público em prol da Língua Portuguesa, como não outro no espaço da lusofonia. E, sendo serviço público, o Estado (especialmente o português) tem o dever de apoiar quem, na sociedade civil, faz o que o Estado deveria fazer. E se há apoios (e muito bem) a quem faz serviço público noutras áreas (como a televisão, o teatro ou o cinema), por que razão não apoiar quem promove, divulga e prestigia a Língua Portuguesa?
Se o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa passasse a prestar um serviço pago, seria a descaracterização de um projecto por natureza universal e gratuito.
Pretende-se (ainda) lutar para este serviço continuar a ser o que é. Um instrumento de esclarecimento e preservação da Língua Portuguesa. Várias iniciativas demonstram que o Ciberdúvidas não vive da subsidiodependência. A sua equipa editorial é responsável pelo único programa sobre a língua portuguesa na rádio portuguesa (na Antena 2), prepara um outro para a RTP 1 e faz trabalhos de outra ordem para suportar este sítio na Internet. Mas para continuar a ser este serviço, universal e gratuito, o Estado não pode (melhor: não deve) eximir-se às suas responsabilidades... mínimas.
Veja-se o caso de Espanha que acaba de constituir uma Fundação para a Preservação do Espanhol (Fudéu), com apoios públicos e privados.
É necessário promover um abaixo-assinado e remetê-lo para os Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, com cartas para os jornais...
Se está connosco (e a sua participação e interesse nos Colóquios da Lusofonia assim o demonstram) sugerimos que apoie o Ciberdúvidas enviando abaixo-assinados aos Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, cartas para os jornais, etc. Sabemos que dá trabalho mas é o mínimo que cada um pode fazer. Coloque abaixo o seu nome, e endereço e envie-o para os seguintes endereços electrónicos:


Primeiro-Ministro
ddamiao@pm.gov.pt

Ministério da Cultura:
infocultura@min-cultura.pt

Ministério dos Negócios Estrangeiros:
cjacinto@mne.gov.pt
mariamonteiro@mne.gov.pt

Secretaria de Estado das Comunidades:
eduardos@mne.gov.pt

Instituto Camões:
deplp@instituto-camoes.pt


Obrigado pelo vosso apoio.

CHRYS CHRYSTELLO (MA)
An Australian Translator in Portugal

Phone: (+351) 296 446940
Mobile: (+351) 919287816
Fax: (00)1 630 563 1902
E-mail: drchryschrystello@gmail.com ;
Web homepages: http://oz.com.sapo.pt
Call drchryschrystello at Skype.
MATRAQUILHOS

Ela regressou em Junho, de mansinho como se nunca nos tivesse abandonado. Continua a surpreender, a desconcertar, a comover. Continua a oferecer o quotidiano pintado de cores estranhas, mas familiares. Continua a fazer ouvir aquela voz que todos temos na cabeça. Continua a escrever bem, mesmo muito bem.
Hoje, ao ler o seu post mais recente, verifiquei que se converteu à minha religião, a Grande Música, tendo o Mestre Johan Sebastian como guia; não é necessário mais nada para concluir que esta é a minha grande paixão blogosférica.

É estranho... estive a ler os posts em arquivo e parece que os memorizei (quase) todos, como se tratasse da obra de um escritor consagrado.
Clique em "Mensagens antigas" para ler mais artigos fantásticos do Arquivo.

Temas

(so)risos (4) 100nada (1) 25 de Abril (5) 4º aniversário (1) 90's (2) actualidade (1) Amália (1) Ambiente (2) Aniversários (16) Ano Novo (6) Arquitectura (1) Arte (2) Astronomia (6) avacalhando (1) Blogosfera (78) boicote AdC (1) borlas (2) burla (1) cantarolando (1) cidadania (4) Ciência (6) Cinema (7) Cinema de Animação (2) classe (1) coisas (1) coisas da vida (5) Como disse? (1) Computadores e Internet (28) Contra a censura (1) contrariado mas voltei (1) corrosões (1) cultura (1) curiosidades (1) dass (1) de férias; mas mesmo assim não se livram de mim (2) Década Nova (1) Democracia (5) depois fica tudo escandalizado com as notas dos exames de português (1) Desporto (3) Dia do Trabalhador (1) Direito ao trabalho (1) ditadores de Esquerda ou de Direita não deixam de ser ditadores (1) é que eu amanhã tenho de ir trabalhar (1) eco (1) Economia (5) efemérides (3) eles andam aí (1) Elis (2) Em bom português se entendem 8 nações (2) em homenagem ao 25 de Abril (1) Em Pequim o Espírito Olímpico morreu (1) escárnio e maldizer (1) Escultura (3) espanta tédio (1) estado do mundo (1) Fado (2) Fernando Pessoa (1) festividades (3) Festividades de Dezembro (2) Filosofia (3) Fotografia (34) fotojornalismo (1) fuck 24 (1) fundamentalismos (1) futebol (1) Futuro hoje (1) ganância (3) gastronomia (1) Geografia (1) Grande Música (46) grátis (1) História (7) inCitações (15) injustiça (1) Internet (4) internet móvel (1) Internet: sítios de excelência (1) intervenção pública (3) inutilidades (7) Jazz (2) jornalismo (1) ladrões (1) Liberdade (7) liberdade de expressão (2) língua portuguesa (4) Lisboa (3) listas (1) Literatura (13) Livro do Desassossego (1) Má-língua (1) mentiras da treta (1) miséria (1) Modernismo (2) MPB (5) Mundo Cão (5) música afro-urbana (1) Música Popular Brasileira (1) Músicas (15) não te cales (2) Navegador Opera (2) ninguém me passa cartão... (1) Noite (1) Nossa língua (1) o lado negro (1) o nosso futuro (1) oportunismo (1) os fins nunca justificam os meios (1) Pandemias (1) paranoia (1) parvoíces (1) pessoal (8) Pintura (160) podem citar-me (3) Poesia (31) política (10) política internacional (2) porque são mesmo o melhor do mundo (2) Portugal (3) Portugal de Abril (4) preciosa privacidade (6) preguiça (1) Programas de navegação (1) quase nove séculos de crise (3) quotidiano (2) resistir (2) resmunguices (7) respeite sempre os direitos de autor (1) Seleção AdC - Internet (1) Selecção AdC - Internet (2) serviço público AdC (1) Sexo (1) so(r)risos (5) Solidariedade (3) Taxa Socas dos Bosques (1) Teatro (1) Tecnologia (1) televisão (1) temos de nos revoltar (1) Terceiro Mundo (20) The Fab Four (1) trauteando (1) Um aperto no coração (1) umbigo (8) UNICEF (1) vai tudo abaixo (2) vaidades (7) vampiros (1) Verdadeiramente Grandes Portugueses (4) vidas (1) vou ali e já venho (1) YouTube (3)