TINHA QUE SER!Depois de inúmeros assassinatos culturais, como a extinção do Ballet Gulbenkian, preparam-se os ignorantes banqueiros, e afins filhos da puta que mandam nesta merda de país, para deixar morrer o
Ciberdúvidas. Este sítio fundado por João Carreira Bom já fez mais pela língua portuguesa que 50 Simonetas mais o seu Instituto Camões e do que 100 ministérios da cultura. Estes recos incultos não percebem que uma língua forte é uma vantagem competitiva no mundo globalizado?
Se a PT aloja (na grandessíssima merda de portal chamado Sapo) o
Ciberdúvidas, porque não pode apoiar este projecto? Será que os chorudos lucros da Telecom não permitem um maior apoio a algo essencial à nossa sociedade? Será que só servimos para ser depenados, para engordar os antigos e actuais (tu)barões como o senhor Murteira Nabo ou Horta e Costa?
O Estado português, como sempre, ignora tudo o que é fundamental para a nossa identidade colectiva.
ASSINEM A PETIÇÃO, PROTESTEM, GRITEM, ENVIEM E-MAILS, CARTAS, FAXS AOS PODEROSOS DESTE PAÍS.
O CIBERDÚVIDAS NÃO PODE ACABAR!
Aqui fica o texto da
petição (que poderia estar com melhor legibilidade):
Ao governo português
petição pelo CIBERDÚVIDAS
Poucas serão as pessoas ligadas à defesa da língua portuguesa que não conhecem e apreciam o ciberdúvidas.
O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa está em risco de encerrar por falta de apoios. Um projecto desta natureza e amplitude (com a notoriedade que atingiu em Portugal, no Brasil e demais países lusófonos), é um verdadeiro serviço público em prol da Língua Portuguesa, como não outro no espaço da lusofonia. E, sendo serviço público, o Estado (especialmente o português) tem o dever de apoiar quem, na sociedade civil, faz o que o Estado deveria fazer. E se há apoios (e muito bem) a quem faz serviço público noutras áreas (como a televisão, o teatro ou o cinema), por que razão não apoiar quem promove, divulga e prestigia a Língua Portuguesa?
Se o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa passasse a prestar um serviço pago, seria a descaracterização de um projecto por natureza universal e gratuito.
Pretende-se (ainda) lutar para este serviço continuar a ser o que é. Um instrumento de esclarecimento e preservação da Língua Portuguesa. Várias iniciativas demonstram que o Ciberdúvidas não vive da subsidiodependência. A sua equipa editorial é responsável pelo único programa sobre a língua portuguesa na rádio portuguesa (na Antena 2), prepara um outro para a RTP 1 e faz trabalhos de outra ordem para suportar este sítio na Internet. Mas para continuar a ser este serviço, universal e gratuito, o Estado não pode (melhor: não deve) eximir-se às suas responsabilidades... mínimas.
Veja-se o caso de Espanha que acaba de constituir uma Fundação para a Preservação do Espanhol (Fudéu), com apoios públicos e privados.
É necessário promover um abaixo-assinado e remetê-lo para os Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, com cartas para os jornais...
Se está connosco (e a sua participação e interesse nos Colóquios da Lusofonia assim o demonstram) sugerimos que apoie o Ciberdúvidas enviando abaixo-assinados aos Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, cartas para os jornais, etc. Sabemos que dá trabalho mas é o mínimo que cada um pode fazer. Coloque abaixo o seu nome, e endereço e envie-o para os seguintes endereços electrónicos:
Primeiro-Ministro
ddamiao@pm.gov.pt
Ministério da Cultura:
infocultura@min-cultura.pt
Ministério dos Negócios Estrangeiros:
cjacinto@mne.gov.pt
mariamonteiro@mne.gov.pt
Secretaria de Estado das Comunidades:
eduardos@mne.gov.pt
Instituto Camões:
deplp@instituto-camoes.pt
Obrigado pelo vosso apoio.
CHRYS CHRYSTELLO (MA)
An Australian Translator in Portugal
Phone: (+351) 296 446940
Mobile: (+351) 919287816
Fax: (00)1 630 563 1902
E-mail: drchryschrystello@gmail.com ;
Web homepages: http://oz.com.sapo.pt
Call drchryschrystello at Skype.