
"Para: Ministério da Cultura e CCB
Enquanto feitos do mesmo barro do mais comum dos cidadãos, sentimos o apelo de assinar de algum modo a nossa revolta pelo fim da Festa da Música.
Não pertencemos a nenhuma nomenclatura, não somos culturocratas e nem temos interesses no ramo.
A declaração dos nossos interesses é a nossa muito antiga paixão pela música, pela grande música, e de termos sido há 6 anos atingidos pelo Cupido da Festa da Música.
Nem sequer nos move a intenção de fazer a Ministra Isabel Pires de Lima retroceder nas suas muito pouco compreensíveis prioridades, e menos ainda de pressionar o Presidente do CCB a arranjar alternativas de financiamento da Festa da Música, como seria expectável que o fizesse e conseguisse.
Não temos essa ilusão.
Apenas protestamos, porque somos portugueses e temos muita pena de ver o país desperdiçar tão grandes oportunidades.
A Festa da Música, com tão grandes repercussões ao nível da democratização da audição de música clássica, formação de novos públicos e enorme atracção nas mais tenras idades, oportunidade a novos instrumentistas e grupos portugueses de atingirem e se darem a conhecer no mercado global, etc., era por tudo isso, ao contrário do que foi divulgado pelo Ministério da Cultura, uma realização muito pouco dispendiosa.
A Festa da Música, evento singular e único, que arrasta multidões para a música clássica como se de concertos dos Rolling Stones e U2 se tratasse, estava presente apenas em Nantes (a "mãe" da Festa), Lisboa, Bilbao e Tóquio.
Muitas outras cidades a nível mundial e com muito menos necessidades do que o nosso País, têm nos últimos anos, sem sucesso, cobiçado este extraordinário evento, que Portugal acaba, com a maior das leviandades e ligeireza, de dispensar. "
Promotores:
Ana Isabel Gomes - gomes.anaisabel @ gmail . com
Rogério Matos - matos.rogerio @ gmail . com
Petição contra o fim da Festa da Música
Depois de receber o e-mail de Rodrigues não podia ficar indiferente a esta petição. Assine e faça ouvir o seu descontentamento. Decisões destas só são compreensíveis se tomadas por um coronel algures no Terceiro Mundo.
Arquivado em: "Política"