terça-feira, 15 de janeiro de 2008

FREE, AS IN "FREE BEER"

Actualização: O "Free Beer" tem agora uma página própria aqui, motivo pelo qual este artigo deixou de ser actualizado.
--

Após insistentes pedidos de várias famílias apresento aqui uma lista de programas de uso livre (freeware) que considero indispensáveis.

São programas essencialmente destinados ao Windows, embora nem todos compatíveis com o Vista. De qualquer modo se o leitor quer um sistema operativo “a sério” deverá escolher o Windows 7, o XP, o excelente Linux Caixa Mágica, o Ubuntu (a distribuição – versão – mais popular do Linux), o Mac OS-X (se tiver um computador da Apple) ou até o Windows 2000. Bem sei que actualmente o Vista vem já pré-instalado na maioria dos PC, porém se a sua máquina tem o XP instalado aconselho a não mudar; caso contrário o melhor é optar pelos sistemas acima mencionados.

Antes da instalação seja do que for (ou quando alterar alguma definição do sistema usando os programas da categoria “Ferramentas”) proceda à criação de um ponto de restauro, tem aqui todas as instruções necessárias. É um procedimento fácil que lhe poupará muitas dores de cabeça. Quando algo correr mal use o último ponto em que o seu computador estava a funcionar bem (se não conseguir “entrar” no Windows use o Modo de Segurança premindo a tecla F8 durante o arranque). ATENÇÃO: se tiver algum problema devido a um vírus desactive o Restauro do Sistema e volte a reactivá-lo somente depois do bicho ter morrido.












» SEGURANÇA
Avira AntiVir Personal - Free Antiremove virus: o melhor programa de anti-vírus existente no mercado, obviamente que a versão gratuita tem um senão: depois da actualização diária aparece uma janela apresentando as vantagens da versão paga, não considero incomodativo o facto e se pensarmos bem é um pequeno preço a "pagar" por um excelente programa. Longe vão os tempos em que só o Norton servia. Não se esqueça: nunca instale dois antivírus ou firewalls (corta-fogos) simultaneamente.
AVG Free Edition: antivírus gratuito de boa qualidade, desde que não use o Internet Explorer nem o Outlook Express (dois dos programas mais inseguros da história da informática).
Comodo Personal Firewall:actualizado o melhor corta-fogo existente e dos poucos com versão em português (do Brasil), não seleccione a barra do Ask.com nem o anti-vírus (existem programas melhores). Depois de instalado surgem alertas quando os programas tentam aceder à Internet, só tem de clicar no sim. Porém aconselho a que faça duplo clique no ícone do tabuleiro > "Firewall" > "Avançado" > "Configurações de Comportamento de Firewall" e coloque o ponteiro em "Modo de Diretiva"; depois em "Tarefas Comuns" escolha o "Assistente de Invisibilidade de Portas" > "Bloquear Todas as conexões..." > "próximo" > deixar a primeira opção seleccionada e "finalizar". Só assim passará no indispensável teste Shields Up (clicar em "Proceed" e depois "All Service Ports"). Se achar isto tudo muito complicado pelo menos deixe a Firewall do Windows ligada, sempre é melhor que nada.
Spybot: anti-spyware para eliminar aquelas porcarias que se instalam sem você saber.
Secunia PSI: esta aplicação sonda os programas que tem instalados e verifica se algum apresenta problemas de segurança, se assim for será apresentada a descrição da falha bem como a ligação para transferir uma versão actualizada e segura.
Avira AntiVir Removal Tool: ferramenta de remoção de vírus já "instalados".
Avira AntiRootkit Tool: ferramenta para detecção e remoção de Rootkits.
Avira Boot Sector Repair Tool: detecta e remove vírus no sector de arranque.
Avira AntiVir Rescue System: aplicação baseada em Linux que permite o acesso a computadores que não conseguem arrancar pelo Windows. Permite reparar um sistema danificado, recuperar dados e fazer um varrimento do disco para detectar infecções. Grave o programa num CD ou caneta USB (mantenha uma cópia actualizada) que arrancarão o computador para corrigir os problemas detectados.











» FERRAMENTAS
7Zip: ferramenta para compactar/descompactar ficheiros RAR, ZIP e de muitos outros tipos mais "exóticos".
Advanced Process Termination: mate aqueles programas que teimam em não fechar.
Ram Optimizer: pequena ferramenta para gestão da memória RAM (escolha o último programa da lista).
CCleaner: um canivete suíço que serve para reparar os erros no registo e para limpar o "lixo" acumulado.
ImgBurn: para gravar CD / DVD / HD DVD / Blu-ray. Uma ferramenta flexível e robusta que pode ser usada em modo portátil numa caneta USB. Já não necessita de pedir uma "chave emprestada" para o Nero...
Snowbird: Google Desktop Search? Não lixe a sua máquina! Use esta pequeníssima aplicação para procurar o que não encontra.
TweakUi: altere várias definições do Windows. Criação obrigatória de um Ponto de Restauro.
Startup Control Panel: desactive o início automático de certos programas durante o arranque do sistema. Criação obrigatória de um Ponto de Restauro.
Unlocker: não consegue apagar um ficheiro teimoso? Eis a resposta.
xp-AntiSpy: para aumentar a sua privacidade há que mexer em vários parâmetros do Windows. Tenha cuidado ao usar esta aplicação, leia com atenção as legendas que aparecem em cada entrada. Criação obrigatória de um Ponto de Restauro.











» INTERNET
Opera: o melhor navegador da Net; rápido, seguro e que pode ser infinitamente personalizado. Para mudar o seu aspecto pode recorrer aos inúmeros temas (Skins) existentes aqui. Versões beta aqui; para experimentar as últimas novidades visite o Desktop Team, aí são publicadas edições semanais de testes.
Firefox: quase tão bom como o Opera e mais popular que este. Use tudo menos o Internet Explorer!
Cabos: um programa de partilha de ficheiros super simples. Se quer evitar sarilhos legais o melhor é deixar na pasta partilhada ficheiros (por exemplo: fotografias) do Domínio Público.
KompoZer: construa páginas para publicar na Internet.











» CORREIO ELECTRÓNICO E COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA
Thunderbird: o melhor cliente de e-mail existente. Versão 3novo! lançada a 9 de Dezembro de 2009. Pela vossa rica saúde informática não utilizem o Outlook Express!
aMSN: é estável, personalizável e bastante mais seguro que o Windows Live Messenger; a escolha certa para quem comunica pela rede MSN. Funciona no Windows, no Mac e no Linux. A última versão (0.98.3) apresenta alguns problemas com a tradução do português de Portugal, motivo pelo qual aconselho a usar a versão em inglês ou a mudar para português do Brasil na ligação "Languages" da janela inicial.
Skype: telefone pela Internet, algumas das funcionalidades e serviços não são gratuitos.











» "ESCRITÓRIO"
Abiword: um pequeno e simples processador de texto, mas bastante eficaz.
Notepad2: um bloco de notas com opções avançadas.
Foxit Reader: Adobe Reader? Esqueça.
PrimoPDF: transforme qualquer texto, página da Internet, documento "word" ou imagem num PDF.
OpenOffice 3 em português: um excelente programa gratuito que pode substituir o "Office" da Microsoft, pelo menos para uso "doméstico".
SoftMaker Office 2006 for Windows: um programa que engloba uma aplicação de processamento de texto e outra de folhas de cálculo. Extremamente "leve" e compatível permite a leitura e edição de vários formatos, especialmente os do Office da Microsoft. Registo gratuito do programa, menus em português do Brasil. Depois da instalação completa coloque o seguinte url na barra de endereço: www.softmaker.net/down/smw06dict.exe terá assim disponível um dicionário em português de Portugal; infelizmente não encontrei dicionários de sinónimos.











» FOTOGRAFIA E MANIPULAÇÃO DE IMAGEM
Faststone: visualizador e editor básico de imagens.
GIMP 2: uma espécie de Photoshop gratuito.
Paint.NET: programa de manipulação de imagens que apesar do uso relativamente fácil permite obter resultados profissionais. Infelizmente é necessário o Windows .NET Framework cuja instalação e actualizações sofrem sempre sobressaltos, além de serem demoradas.











» VÍDEO E ÁUDIO
Audacity: para manipular, misturar e editar ficheiros de áudio.
The KMPlayer: o que dizer? Lê CD's, DVD's e todos os ficheiros de áudio e vídeo.
QT Lite: nunca instale o Quicktime, o KMPlayer lê tudo, porém para ver certos filmes (.mov) no seu navegador deve recorrer a este programa.
Real Alternative: nunca instale o Real Player, o KMPlayer lê tudo, porém para ver certos filmes (.rm) no seu navegador deve recorrer a este programa.
SDP Downloader: para gravar as emissões streaming.
XMPlay: para a reprodução de áudio é a opção com melhor qualidade de som; instale o DirectSound output plugin.











 » LIVROS ELECTRÓNICOS
Book reader for mobile phone: transforme qualquer texto num e-book para o seu telemóvel.
yBook: transforme qualquer texto ou página da Internet num livro electrónico que poderá ler no seu computador.
Microsoft Reader: o leitor de livros electrónicos da Micro$oft. Necessita de registar (gratuitamente) o programa antes de o usar.
Mobipocket ebook Reader: um programa gratuito, popular e de boa qualidade.











» MAPAS E DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Google Earth: quase que nem precisa de apresentação.
Google SketchUp 6: programa de desenho em 3D.











» APLICATIVOS PORTÁTEIS
PortableApps.com Suite: necessita de usar um determinado programa no trabalho, mas não pode instalar nada? Vai a casa da sua tia, do vizinho, do amigo, para lhe "arranjar o computador" (se tem a fama de ser "entendido na informática" sabe do que estou a falar...) e não quer carregar tralha? A melhor solução é comprar uma caneta USB (2GB ou até de 4GB que actualmente têm preços acessíveis) e usar aplicativos portáteis. Neste sítio pode descarregar a PortableApps.com Suite que contém várias aplicações já pré-instaladas. Existem ainda muitas outras opções que poderá acrescentar posteriormente.
Opera@USB: toda a rapidez e segurança do navegador Opera sem ser necessário instalar nada.











» JOGOS
Top 25 Linux Games for 2008: apesar de pessoalmente não gostar muito de jogos decidi incluir a categoria depois de ouvir algumas "queixas" offline. Neste blogue pode encontrar uma lista com 25 excelentes jogos gratuitos que pode instalar no Windows, no Linux e (a maior parte) no Mac. Quem disse que só pode jogar quem tem uma consola ou um PC com o Windows? No mesmo endereço existe também uma lista com programas de fonte aberta.
Battle For Wesnoth: um verdadeiro jogo de estratégia. Captura de ecrã.
Flightgear: um sofisticado simulador de voo a 0 €. Captura de ecrã.
The Open Racing Car Simulator: para quem gosta de velocidade sem abrir os cordões à bolsa. Captura de ecrã.
Tux Racer: um jogo para principiantes (e nabos como eu) que chega a ser viciante. Captura de ecrã.

Muitos dos programas não têm versão em português, infelizmente quem não sabe inglês tem mais dificuldades no mundo da informática. De qualquer modo espero que esta lista vos seja útil, se tiverem qualquer dúvida ou sugestão não hesitem em usar a caixa de comentários.

Advertência: esta postagem tem sido um sucesso (sendo a Cat a fazer a publicidade não é de admirar) com inúmeras referências feitas em blogues, fóruns e até em mensagens de correio electrónico. Porém devo avisar que dos programas recomendados nem todos podem ser usados fora da esfera privada. Aconselho quem quer usar alguma aplicação com fins comerciais a ler o respectivo acordo de utilização; não se esqueçam que "eles andam aí"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Abaixo de cão" - Palavra do Leitor

Clique em "Mensagens antigas" para ler mais artigos fantásticos do Arquivo.

Temas

(so)risos (4) 100nada (1) 25 de Abril (5) 4º aniversário (1) 90's (2) actualidade (1) Ambiente (2) Aniversários (13) Ano Novo (4) Arquitectura (1) Arte (2) Astronomia (6) avacalhando (1) Blogosfera (78) boicote AdC (1) borlas (2) burla (1) cantarolando (1) cidadania (4) Ciência (6) Cinema (7) Cinema de Animação (2) classe (1) coisas (1) coisas da vida (5) Como disse? (1) Computadores e Internet (28) Contra a censura (1) contrariado mas voltei (1) corrosões (1) cultura (1) curiosidades (1) dass (1) de férias; mas mesmo assim não se livram de mim (2) Década Nova (1) Democracia (5) depois fica tudo escandalizado com as notas dos exames de português (1) Desporto (3) Dia do Trabalhador (1) Direito ao trabalho (1) ditadores de Esquerda ou de Direita não deixam de ser ditadores (1) é que eu amanhã tenho de ir trabalhar (1) eco (1) Economia (5) efemérides (2) eles andam aí (1) Elis (2) Em bom português se entendem 8 nações (2) em homenagem ao 25 de Abril (1) Em Pequim o Espírito Olímpico morreu (1) escárnio e maldizer (1) Escultura (3) espanta tédio (1) estado do mundo (1) Fado (1) Fernando Pessoa (1) festividades (3) Festividades de Dezembro (2) Filosofia (3) Fotografia (24) fotojornalismo (1) fuck 24 (1) fundamentalismos (1) futebol (1) Futuro hoje (1) ganância (3) gastronomia (1) Geografia (1) Grande Música (38) grátis (1) História (4) inCitações (13) injustiça (1) Internet (4) internet móvel (1) Internet: sítios de excelência (1) intervenção pública (3) inutilidades (7) Jazz (2) jornalismo (1) ladrões (1) Liberdade (7) liberdade de expressão (2) língua portuguesa (4) Lisboa (2) listas (1) Literatura (9) Livro do Desassossego (1) Má-língua (1) mentiras da treta (1) miséria (1) MPB (5) Mundo Cão (5) música afro-urbana (1) Músicas (13) não te cales (2) Navegador Opera (2) ninguém me passa cartão... (1) Noite (1) o lado negro (1) o nosso futuro (1) oportunismo (1) os fins nunca justificam os meios (1) paranoia (1) parvoíces (1) pessoal (8) Pintura (129) podem citar-me (3) Poesia (30) política (10) política internacional (2) porque são mesmo o melhor do mundo (2) Portugal (3) Portugal de Abril (4) preciosa privacidade (6) preguiça (1) Programas de navegação (1) quase nove séculos de crise (3) quotidiano (2) resistir (2) resmunguices (7) respeite sempre os direitos de autor (1) Seleção AdC - Internet (1) Selecção AdC - Internet (2) serviço público AdC (1) Sexo (1) so(r)risos (5) Solidariedade (3) Taxa Socas dos Bosques (1) Teatro (1) Tecnologia (1) televisão (1) temos de nos revoltar (1) Terceiro Mundo (20) The Fab Four (1) trauteando (1) Um aperto no coração (1) umbigo (8) UNICEF (1) vai tudo abaixo (2) vaidades (7) vampiros (1) Verdadeiramente Grandes Portugueses (4) vidas (1) vou ali e já venho (1) YouTube (3)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...